top of page

Como funciona um lightstick?

Respostas para as dúvidas mais comuns.

Se a sua dúvida não é respondida aqui, entre em contato por email , e será um prazer respondê-la.

​

Como funciona um lightstick? 

O lightstick é um bastão de plástico, preenchido por uma solução química. Imerso nessa solução, existe uma ampola de vidro, contendo uma segunda solução. Quando a porção plástica do lightstick é dobrada, a ampola de vidro se rompe e as duas soluções se misturam, e uma reação chamada "quimiluminescência" ocorre. A reação emite energia apenas em forma de luz, sem emissão de calor.

lighstick

Quanto tempo dura o brilho de um lightstick?

O tempo de brilho do lightstick pode variar de acordo com fatores ambientais, principalmente a temperatura. Quanto mais quente estiver o ambiente de uso do lightstick, mais forte ele brilhará, mas por menos tempo. Por outro lado, em ambientes mais frios, o brilho é menos intenso e mais duradouro. Aceita-se que um lightstick pequeno (um ministick) brilhe por 3-4 horas. Uma pulseira deve brilhar por 4-6 horas. Lightsticks maiores podem brilhar por 6-8 horas. Em alguns casos, até 12-18 horas após o acionamento, alguns lightsticks ainda emitem um pouco de luz (ainda que sem brilho, ou só perceptível no escuro total). 

​

Qual o conteúdo do lightstick?

O lightstick contém basicamente luminol (um éster), e peróxido de hidrogênio (água oxigenada). A reação que ocorre é a oxigenação do luminol. Ainda, encontram-se alguns pigmentos e catalisadores da reação. 

​

O que devo fazer se o lightstick se romper?

Um lightstick normalmente não se romperá, a menos que seja forçado. Seu conteúdo é atóxico e não é radioativo. No entanto, o contato com mucosas e/ou olhos pode causar uma irritação passageira, semelhante àquela causada por sabão. Lave o local abundantemente com água corrente. Em caso de contato com a pele, lave com água e sabão. Lighsticks de algumas cores podem manchar permanentemente roupas e objetos. O lightstick rompido deve ser descartado, tendo sempre atenção aos possíveis cacos de vidro no seu interior. 

 

Como "desligo" um lightstick?

Uma vez acionado, um lightstick não pode ser desligado. A reação química deve se esgotar para que o bastão pare

de emitir luz. Uma vez apagado, ele não acenderá novamente. O lightstick é um produto, portanto, descartável. 

 

Se eu puser um lightstick na geladeira, ele se "recarrega"?

Não. Ao colocar o lightstick na geladeira, o que ocorre é uma desaceleração da reação química. O brilho do lightstick ficará mais fraco, mas durará por mais tempo. Uma vez removido da geladeira, o lightstick se aquece, e retoma o ritmo de reação anterior, podendo voltar a brilhar mais forte, mas nunca mais forte do que antes de entrar na geladeira. 

 

O lightstick é a prova d'água?

Sim. A cápsula do lightstick é hermeticamente fechada, e ele não apagará dentro d'água. O lightstick é portanto recomendado para mergulho e para uso na chuva, onde outras fontes de luz não permaneceriam acesas. 

 

 

Quanto tempo um lightstick dura, se não for ativado?

O "tempo de prateleira" do lightstick, desde que mantido em sua embalagem original, em um local seco, fresco, e protegido do calor é de 2 anos. 

​

Crianças podem brincar com lightsticks em segurança?

Crianças podem brincar com lightsticks desde que tenham idade para discernir sobre a colocação de peças pequenas na boca. Ministicks não são recomendados para crianças, pelo risco de serem levados à boca. Lightsticks maiores não oferecem riscos, desde que o uso seja dentro da normalidade. 

 

Porque as pulseiras somente são vendidas de 100 em 100?

A embalagem que acomoda as pulseiras é um tubo de papelão onde 100 unidades se acomodam perfeitamente. O uso desta embalagem para menores quantidades, deixaria as pulseiras "soltas" dentro do tubo, e portanto suscetíveis a quebra prematura.

​

​

bottom of page